Artigos

Sintomas da TPM

Por que temos tantas alterações comportamentais?
Pinterest LinkedIn Tumblr

Além das cólicas e do inchaço e dor nos seios que são comuns durante esse período, existem diversos outros sintomas relacionados à TPM – e não apenas físicos¹. Manifestações psicológicas como ansiedade, irritação e depressão são só algumas das alterações comportamentais ligadas ao período pré-menstrual¹. Mas por que temos tantas mudanças de humor durante a TPM?

Segundo alguns especialistas, existem 3 fatores importantes que podem causar a TPM¹:

A própria menstruação interfere no humor

Além do desequilíbrio hormonal que ocorre durante esse período e que desencadeia diversos sintomas psicológicos e emocionais¹, o simples fato de menstruar já interfere no nosso humor. Parece até um pouco estranho, mas é verdade.

Seja no período pré-menstrual ou durante a menstruação¹, a tensão de ter que lidar com esse período já é o suficiente para aumentar a irritabilidade e acabar com qualquer bom humor. Mas disso a gente já sabia, não é?

As alterações hormonais afetam o Sistema Nervoso Central

As mudanças hormonais já são bem conhecidas pelas mulheres, porém, além do baixo nível de alguns hormônios, existem outras alterações corporais que podem causar os sintomas psicológicos e emocionais da TPM¹.

Atualmente, uma das teorias mais bem aceitas sobre qual é o causador dessas mudanças, indica que certas substâncias produzidas naturalmente durante o ciclo menstrual acabam gerando interferência sobre o Sistema Nervoso Central².

Além disso, as mudanças de humor na TPM estão associadas a alterações na produção de serotoninao hormônio do bem estar – no Sistema Nervoso Central. A baixa produção dessa substância pode ser o motivo dos nossos desejos alimentares durante a TPM¹ (deu vontade de comer um chocolate, não é?).

Vulnerabilidade em situações adversas

O terceiro fator que causa mudanças de humor na TPM seria a vulnerabilidade excessiva que algumas mulheres apresentam ao responder a situações estressantes¹. Segundo alguns estudiosos, esses sintomas da TPM (as manifestações psicológicas) são uma expressão de traços vulneráveis de personalidade¹.

É importante lembrar que esse fator se aplica somente quando o humor se torna desproporcionalmente vulnerável. É claro que não tem nada de errado em ser vulnerável às vezes, não é? Principalmente enquanto temos que enfrentar todos esses sintomas desconfortáveis da TPM. 🙁


Referências:

  1. Montes RM, Vaz CE. Condições Afetivo-Emocionais em Mulheres com Síndrome Pré-Menstrual Através do Z-Teste e do IDATE. Psic.: Teor. e Pesq. 2003 set-dez; 19(3):261-267.
  2. Kiguti CR, Araújo MBAC, Negrisoli SRF, Castro PF. Investigação da personalidade em mulheres com Síndrome Pré-Menstrual: Uma proposta de análise por meio de psicodiagnóstico miocinético. Universidade do Vale do Paraíba.

Estudante de medicina e futura ginecologista. Sou apaixonada por assuntos relacionados a saúde da mulher e quero compartilhar com vocês tudo que estou aprendendo e estudando.

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.