Artigos

Qual a idade certa para menstruar?

Pinterest LinkedIn Tumblr

Muitas meninas – e inclusive seus pais – se preocupam com a chegada da sua primeira menstruação, que costuma ocorrer entre a pré-adolescência e a adolescência. Mas não há motivo para medo: o primeiro sangramento menstrual é apenas uma das mudanças de uma série de grandes transformações em nossos corpos e nossas vidas, todas elas relacionadas ao processo natural de amadurecimento sexual durante a puberdade ¹.

Por ser um evento tão significativo e que mexe conosco, é supernormal surgir algumas dúvidas sobre a primeira menstruação, inclusive sobre a idade certa em que se deve menstruar. Vem com a gente que vamos explicar tudinho! ♡

Com que idade a menina deve menstruar?

A primeira coisa que você deve saber sobre a menstruação é que não existe uma idade certa para ela acontecer. Alguns estudos já ajudaram a estabelecer uma média, mas a chegada da primeira menstruação ou menarca, como é chamada cientificamente, vai variar de pessoa para pessoa ¹ ².

Como já explicamos, a primeira menstruação tem tudo a ver com as mudanças que ocorrem durante a puberdade, principalmente o amadurecimento das gônadas (ovários) e dos órgãos sexuais ¹. É também nesse período que o corpo da menina começa a dar sinais de mudanças, tais como o desenvolvimento das mamas e o aparecimento de pêlos na região pubiana e nas axilas.

Portanto, a menarca pode acontecer durante o período da pré-adolescência e adolescência, entre os 9 e os 16 anos, sendo que na maioria dos casos, a idade média em que as meninas menstruam pela primeira vez é aos 12 anos ².

Em alguns casos, a menarca pode ocorrer antes ou após essa faixa etária, mas nem sempre está relacionada a alguma disfunção no organismo. São vários os fatores que influenciam o desenvolvimento do corpo durante a puberdade e a idade da menarca ¹ ², dentre eles:

  • a genética
  • o ambiente
  • a rotina da menina.

O que fazer quando chega a primeira menstruação?

Como a menstruação é uma experiência nova na vida de qualquer menina, é preciso que ela receba orientações sobre como lidar com isso. Portanto, mesmo que a menarca aconteça em uma idade considerada normal, não dispense a primeira consulta ao ginecologista. Essa primeira vez deve ser por livre vontade da menina, mas é superimportante para tirar todas as dúvidas e prepará-la para as transformações que ocorrem com o ciclo menstrual – inclusive as irregularidades.

Estar preparada para a primeira menstruação é muito importante para entender que tudo isso tudo faz parte e que menstruar não tem mistério algum! Qualquer dúvida é só dar uma olhadinha na nossa página de dicas Pode contar com a gente! <3


Referências:

  1. Roman, EP; Ribeiro, RR; Guerra-Júnior, G; Barros-Filho, AA. Antropometria, maturação sexual e idade da menarca de acordo com o nível socioeconômico de meninas escolares de Cascavel (PR) [Internet]. Rev Assoc Med Bras. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ramb/v55n3/v55n3a26.pdf
  2. Klug, DP; Fonseca, PHS. Análise da maturação feminina: um enfoque na idade de ocorrência da menarca [Internet]. Rev da Ed Fís. 2006. Disponível em: http://eduem.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/viewFile/3334/2406

Estudante de medicina e futura ginecologista. Sou apaixonada por assuntos relacionados a saúde da mulher e quero compartilhar com vocês tudo que estou aprendendo e estudando.

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.