Artigos

Menstruação com cheiro forte ou mau cheiro: o que pode ser?

Pinterest LinkedIn Tumblr

O cheiro da menstruação é uma questão muito debatida, pois ele pode parecer forte para algumas de nós e até levantar um sinal de alerta, quando, em geral, é apenas o odor natural do sangramento¹. Mas, para que não haja dúvidas sobre ser normal ou não, separamos algumas dicas sobre a menstruação com mau cheiro para ajudar você! Vamos juntas? <3

O mau cheiro pode ser do absorvente

Uma situação muito recorrente é a menstruação desenvolver cheiro forte devido ao uso de absorvente externo. Isso acontece principalmente porque o absorvente não retém apenas o sangramento menstrual, mas todos os fluidos liberados pela vagina ao longo do dia. Além disso, também há a questão de que o sangue menstrual fica em contato com o ar, o que pode produzir mau cheiro¹.

A forma mais eficiente de acabar com o cheiro, se esse for o motivo, é começar a usar os coletores menstruais. Leia esse conteúdo e considere pelo menos testar durante um tempo.

Como evitar o mau cheiro da menstruação?

Você deve ter em mente que a nossa região íntima precisa de cuidados especiais, pois trata-se de uma área de mucosa que permanece a maior parte do tempo abafada por calças (além da calcinha). Ou seja, não há ventilação suficiente na vagina.

Por isso, além do forte cheiro na menstruação, a umidade do local e o pH vaginal favorecem o aparecimento de fungos, como a cândida albicans, que causam problemas como candidíase e vaginite².

Alguns cuidados que você precisa ter

Logo, como você deve ter percebido acima, os cuidados com higiene no período menstrual devem ser redobrados! Existem algumas ações que devemos fazer para ajudar a manter a nossa região íntima saudável, principalmente durante o período menstrual, por exemplo²:

  • Fazer uma boa higiene da região genital;
  • Lavar a calcinha com sabonetes próprios para higiene íntima ou neutros. Os convencionais e os detergentes em pó ou líquidos podem causar irritações e/ou alergias no seu corpo;
  • Use o coletor menstrual. Se você ainda não conhece, leia esse conteúdo e saiba como ele pode ser mais econômico e mais higiênico.
  • Troque os absorventes (externo ou interno), no mínimo, a cada quatro horas. Após esse período, o absorvente torna-se irritante e um ambiente propício ao desenvolvimento de bactérias e fungos.
  • Dica de amiga: Quando você não estiver no período menstrual, evite usar os protetores diários de calcinha (mini-absorventes), pois eles “abafam” a região íntima, aumentando a probabilidade de bactérias e fungos²!

E se o cheiro permanecer ou for muito forte?

Se você observar que o cheiro é forte demais e não lembra o odor de sangue, então procure um médico ginecologista. Ele é o profissional indicado para conversar com você e tirar todas as suas dúvidas para tentar resolver o problema! <3

Esperamos que com as nossas dicas, você se sinta mais à vontade com a sua menstruação! Mas não deixe a visita ao médico de lado: ela deve ser feita regularmente! Conte com a gente.


Referências:

  1. TM Souza. Perspectivas Sobre a Menstruação […] [Internet]. Revista Eletrônica de Ciências Sociais, 2017. [Disponível em: https://csonline.ufjf.emnuvens.com.br/csonline/article/view/2789/1725].
  2. Saúde Naval. Cartilha da Mulher [Internet]. Marinha de Brasil [Disponível em: https://www.marinha.mil.br/saudenaval/cartilhas-e-folders].
  3. Mendes, GD; Mendes, FD; Domingues, CC; Oliveira, RA de; Silva, MA da; Chen, LS; et al. Comparative bioavailability of three ibuprofen formulations in healthy human volunteers. Int J Clin Pharmacol Ther. 2008

Estudante de medicina e futura ginecologista. Sou apaixonada por assuntos relacionados a saúde da mulher e quero compartilhar com vocês tudo que estou aprendendo e estudando.

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.