Artigos

O que é menarca? Saiba tudo sobre a primeira menstruação e o que ela representa

Pinterest LinkedIn Tumblr

A adolescência é o período de transição entre a infância e a idade adulta, caracterizado pelas intensas transformações físicas, psicológicas, afetivas e sociais. Essas transformações são ocasionadas pelo processo de maturação sexual, conhecido como puberdade.

Nas mulheres, um dos eventos mais significantes desse período é a ocorrência da primeira menstruação, também chamada de menarca¹.

Primeira menstruação

A primeira menstruação marca o início da vida reprodutiva de uma mulher. A partir daí, o corpo já tem preparadas todas estruturas necessárias para se reproduzir.

As glândulas endócrinas responsáveis pelos hormônios do ciclo menstrual são ativadas, assim como os órgãos do aparelho reprodutor têm seu desenvolvimento máximo.

Além das transformações internas, algumas mudanças serão percebidas pela menina logo antes da primeira menstruação chegar. São o aparecimento de pêlos no púbis e nas axilas, o crescimento das mamas e a eventual dor nessa região.

Também podem ser notados o crescimento dos quadris e a mudança da textura da pele, que fica mais oleosa e consequentemente propensa às acnes.

E que idade ocorre a menarca?

A idade da menina quando acontece a menarca varia de acordo com diversos fatores individuais como a genética, o ambiente e os hábitos de cada uma. A menstruação pode vir a partir dos 9 até os 16 anos e ser considerada normal; mas para a maioria das mulheres isso ocorre lá pelos 12 anos de idade².

Independente disso, é muito importante consultar um ginecologista, que explicará direitinho como o corpo se comportará desse momento em diante. O profissional está preparado para tirar todas as dúvidas que surgem nesse período conturbado e passará as precauções necessárias a essa nova fase.

Algumas orientações sobre relações sexuais também devem ser dadas, pois agora a menina já pode engravidar.

Com quem eu devo falar sobre a primeira menstruação?

Antes mesmo de marcar a consulta com o ginecologista, ninguém melhor que sua mãe para conversar sobre o assunto. Ela já passou por isso muitas vezes e com certeza tem ótimas dicas pra dar.

Não se sinta constrangida ao falar sobre menstruação, pois esse é um evento comum a todo universo feminino e até os garotos já sabem disso. O legal é trocar experiências com as mulheres da sua família ou com as amigas.

  • Qual absorvente comprar: com ou sem abas?
  • Existe algum remedinho poderoso pra cólica?

Compartilhar conhecimento é sempre muito interessante. Assim, você enfrentará o ciclo menstrual de maneira mais tranquila.


Referências Bibliográficas:

  1. Roman EP, Ribeiro RR, Guerra-Júnior G, Barros-Filho AA. Antropometria, maturação sexual e idade da menarca de acordo com o nível socioeconômico de meninas escolares de Cascavel (PR). Rev Assoc Med Bras. 2009; 55(3).
  2. Klug DP, Fonseca PHS. Análise da maturação feminina: um enfoque na idade de ocorrência da menarca. Rev da Ed Fís. 2006; 17(2):139-147.

Estudante de medicina e futura ginecologista. Sou apaixonada por assuntos relacionados a saúde da mulher e quero compartilhar com vocês tudo que estou aprendendo e estudando.

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.