Artigos

Como se preparar para a menstruação

Pinterest LinkedIn Tumblr

A menstruação é algo que estamos acostumadas a passar todos os meses e mesmo assim, muitas vezes, ela consegue nos pegar desprevenidas. Mas você sabia que se preparar para a chegada da menstruação é, na verdade, muito simples? O “grande” segredo é estar atenta aos sinais que o nosso corpo nos dá!

Sim, é isso mesmo: quando a gente entende melhor o que se passa em nosso corpo, é possível calcular o ciclo menstrual e prever quando será a próxima menstruação. Assim, você consegue tirar isso de letra, evitando aquelas surpresas desagradáveis, como ficar menstruada no meio da aula, do trabalho ou, pior, durante aquela viagem de férias que tanto planejou.

Quer saber como? Então veja as nossas dicas e aprenda a estar preparada para aqueles dias!

Controle o seu ciclo menstrual

O primeiro passo para prever a próxima menstruação é controlar o seu ciclo e, para isso, é muito importante anotar as datas da menstruação. É supersimples e você pode fazer isso com a ajuda de um calendário (ou, mais prático, com o apps que você encontra facilmente para celular), marcando sempre o primeiro dia de sangramento durante, pelo menos, uns seis meses. Assim, você consegue observar uma média de duração do seu ciclo e ter ideia de quando será a próxima menstruação¹.

Além disso, é sempre bom anotar detalhes como intensidade do fluxo, possíveis sintomas de TPM, cólica, etc. Esse controle ajuda você a entender como seu corpo funciona no período menstrual.

Em algumas meninas, por exemplo, a dor nos seios e o inchaço são sinais de que a menstruação vem vindo². Procure identificar as mudanças físicas e emocionais que caracterizam o seu período!

Analise o muco cervical

O muco cervical é um líquido liberado pelo colo do útero e que sofre alterações durante o ciclo menstrual, ajudando a identificar suas fases. No período fértil, por exemplo, o muco se modifica para facilitar a passagem dos espermatozóides, aumentando de quantidade e ficando mais fino, transparente e aquoso, ou seja, com aparência mais líquida².

Antes e depois da menstruação, o muco fica mais pegajoso e diminui de quantidade. Portanto, se você identificar que o muco cervical está nessas condições, isso é um bom indício de que a menstruação está chegando nos próximos dias²!

Manter um absorvente na bolsa

Como você deve ter percebido, essas dicas ajudam a ter uma boa ideia, mas nem sempre é possível prever exatamente o dia e a hora da sua próxima menstruação. Por isso, a dica é estar prevenida com um absorvente ou mesmo coletor menstrual na mochila ou na bolsa, pelo menos nos dias em que a menstruação está para descer. Eles são pequenos, discretos e podem salvar você de imprevistos!

Caso sofra com cólicas, também é bom carregar consigo alguma coisa que ajude você a passar por isso, como um remedinho para dor ou até mesmo uma pequena bolsa de água quente. Imagine você no meio da aula e, de repente, aquela cólica insuportável aparece…

Ninguém merece! Sem surpresas desagradáveis: com esse minikit você estará preparada para a chegada da menstruação.


Referência:

  1. Poli, MEH; et al. Manual de Anticoncepção da Febrasgo. Femina. 2009. Disponível em: http://www.febrasgo.org.br/site/wp-content/uploads/2013/05/Femina-v37n9_Editorial.pdf
  2. Paiva, SPC; Paula, LB; Nascimento, LLO. Tensão Pré-Menstrual (TPM): uma revisão baseada em evidências científicas. Femina. 2010.  Disponível em: http://www.febrasgo.org.br/site/wp-content/uploads/2013/05/Femina_v38n6_p311-51.pdf

Estudante de medicina e futura ginecologista. Sou apaixonada por assuntos relacionados a saúde da mulher e quero compartilhar com vocês tudo que estou aprendendo e estudando.

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.