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Como lidar com a TPM: 7 dicas simples que irão te ajudar

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Qual é a mulher que nunca lidou com os desconfortos e sintomas da temida Tensão Pré-Menstrual, popularmente conhecida como TPM?

Mensalmente, poucos dias antes da menstruação chegar, mulheres começam a ter sensações físicas e emocionais que anunciam a proximidade do período, e nem sempre é fácil atravessar esse turbilhão de emoções.

Pensando nisso, peguei algumas dicas com especialistas e preparei esse artigo especial sobre como lidar com a TPM, com 7 dicas simples que irão te ajudar a atravessar esse período.

Entre as principais dicas, estão: prática de exercícios, uso de óleos essenciais, alimentação adequada, formas de lidar com o estresse e muito mais. Confira:

Afinal, o que é a TPM?

Como dissemos anteriormente, TPM é a sigla para Tensão Pré-Menstrual. Trata-se de um conjunto de sintomas provocados por uma série de alterações hormonais que interferem no sistema nervoso central.

Dessa forma, poucos dias antes da mulher começar a menstruar, o corpo dá inúmeros sinais de que a menstruação está chegando.

Entre esses sintomas, é possível destacar alterações emocionais e físicas, como: tristeza, ansiedade, irritabilidade, dor de cabeça, sonolência, acne, inchaço, entre outros.

Todas essas “reações” costumam desaparecer após a chegada do período menstrual e não demandam preocupação excessiva, sendo comum à grande maioria das mulheres em idade fértil.

Caso você perceba que os sintomas ainda estão presentes durante o sangramento, ou continuam após o fim do mesmo, é interessante procurar ajuda médica.

Assim, o seu ginecologista poderá solicitar uma série de exames e, a partir do resultado desses, indicar o melhor tratamento para o seu caso. Interessante, não é mesmo?

7 dicas simples sobre como cuidar da TPM

Para aprender a como lidar com a TPM, algumas mulheres passam por maus bocados. Nem sempre é fácil, nós sabemos.

Com o avanço da medicina e das pesquisas que envolvem o público feminino, alguns fatores foram elencados como dicas de atenção para lidar com a tensão pré-menstrual. Confira alguns deles:

Pratique exercícios

Os exercícios físicos são aliados das mulheres que desejam diminuir o desconforto causado pela tensão pré-menstrual.

Caso você decida lidar com a TPM por meio de exercícios, é possível praticar alongamentos e, também, recorrer às práticas aeróbicas ou às localizadas na região pélvica, sempre de forma moderada.

Dessa forma, além de amenizar os sintomas, você também cuidará da sua saúde. Ah: ao praticar exercícios durante o período, você libera endorfina, hormônio que faz com que você se sinta muito bem consigo mesma!

Alimente-se de forma adequada

A boa alimentação é uma aliada da mulher que quer amenizar os sintomas da TPM, principalmente pelas propriedades naturais que alguns alimentos possuem.

Grupos de alimentos ricos em antioxidantes, como é o caso da couve, repolho, brócolis e outras hortaliças, ajudam a amenizar o desconforto.

Já os alimentos ricos em fibras, como frutas, cereais, nozes e castanhas, são excelentes aliados na regulação dos níveis de estrogênio no corpo da mulher.

É importante, também, diminuir a ingestão de açúcar neste período.

Como cuidar da TPM: vista-se de forma confortável

Entre as dicas de como cuidar da TPM, está a escolha adequada de roupas para o dia a dia.

Neste período pré-menstrual, como falamos anteriormente, é comum que as mulheres tenham um inchaço característico e desconfortável, que pode ser ainda pior caso a mulher não esteja vestindo peças confortáveis.

É ideal que, durante os dias que antecedem a menstruação, a mulher procure vestir roupas mais largas e soltas, para que o corpo não fique apertado.

Procure terapias alternativas

Além de aliar todas as dicas sobre como lidar com a TPM já abordadas neste artigo, é interessante que a mulher procure, também, terapias alternativas para passar, com mais tranquilidade, por esse período.

Um tratamento que está cada vez mais famoso para amenizar os sintomas da TPM é a aromaterapia, que utiliza o aroma de óleos naturais para estimular áreas específicas do cérebro.

Neste período, principalmente, ela age como relaxante e antidepressivo, principalmente nos aromas de camomila, lavanda, alecrim, jasmim e citronela.

Com stress não há como cuidar da TPM

É impossível falar sobre como lidar com a TPM sem falar sobre a necessidade iminente de regular os níveis de estresse neste período.

Durante a menstruação, o organismo feminino registra uma queda considerável de estrogênio, hormônio que colabora para a diminuição da tensão, ao passo que libera cortisol.

Essa “combinação” de queda contribui para que a mulher se sinta estressada. Entretanto, durante a TPM, é interessante que a mulher procure seguir todas as dicas já mencionadas neste artigo.

Dessa forma, com o corpo recebendo os cuidados que merece neste período, os níveis de estresse não serão altos e, assim, você estará mais tranquila para lidar com a tensão pré-menstrual.

Não responsabilize a TPM por todos os seus maus humores

Nem sempre o mau humor feminino acontece por conta da TPM.

Quando você aprende como lidar com a TPM, perceberá que a rotina e outros fatores externos também podem influenciar, com considerável peso, na forma como você se sente e lida com suas emoções. Esse sentimento não é, sempre, provocado pelos hormônios.

É importante, porém, que a mulher se atente às dicas listadas neste texto. A prática de exercícios físicos, a boa alimentação e a busca por alternativas terapêuticas também podem ser positivas para regular o humor – no período pré-menstrual ou fora dele.

Recorra à medicina, se necessário

A TPM costuma se resolver sozinha, mas, caso você julgue necessário, é possível recorrer à medicina para diminuir os sintomas.

Consultas frequentes a ginecologistas e psiquiatras podem ser de grande ajuda para a mulher que enfrenta. Por exemplo, fortes alterações de humor, ou que perceba sintomas muito severos, que impactam em suas atividades diárias.

O acompanhamento de um especialista, em casos assim, é imprescindível para a qualidade de vida feminina.

Conclusão

Anotou todas as nossas dicas sobre como lidar com a TPM, ou conhece alguma que não foi mencionada neste artigo? Não deixe de deixar o seu comentário na caixa abaixo. Nós adoramos conversar com o nosso público, principalmente sobre temas tão corriqueiros na vida das mulheres!

Estudante de medicina e futura ginecologista. Sou apaixonada por assuntos relacionados a saúde da mulher e quero compartilhar com vocês tudo que estou aprendendo e estudando.

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