Artigos

O que é Ciclo Menstrual?

Pinterest LinkedIn Tumblr

O ciclo menstrual é o nome que se dá para aquele período em que as mulheres passam por diversas alterações fisiológicas, entre elas a menstruação, que têm como finalidade a reprodução¹. O termo ciclo é empregado justamente porque essas mudanças ocorrem de forma mensal e cíclica, iniciando, finalizando e começando novamente durante toda a nossa idade reprodutiva².

Saber o que acontece dentro no nosso corpo nesse período é a chave para compreender como funciona o ciclo menstrual. Vamos juntas? <3

Como e quando ocorre o ciclo menstrual

O ciclo menstrual tem a duração típica de 28 dias, podendo variar entre 21 e 35 dias. O primeiro dia da menstruação é considerado o “dia 1” do ciclo, isso porque de todas as alterações que ocorrem no nosso organismo durante o ciclo, o fluxo menstrual é o mais evidente¹ ². Além da menstruação propriamente dita, muitas mudanças marcam o período menstrual – e todas elas ocorrem em torno da mesma finalidade, que é a reprodução.

O sistema endócrino é o responsável por regular o ciclo menstrual. Ele é formado por um conjunto de glândulas que produzem e secretam hormônios, como o hormônio luteinizante (LH) e o hormônio folículo estimulante (FSH)³. As glândulas envolvidas no ciclo são a hipófise, o hipotálamo e os ovários (gônadas). Por atuarem juntas na reprodução humana, sua união recebe o nome de eixo hipotálamo-hipófise-gonadal¹.

Complicou? Calma que a gente explica direitinho e fica mais fácil de entender. Olha só!

As fases do ciclo menstrual

Para entender como funciona o ciclo menstrual feminino, é preciso ter em mente que ele pode ser dividido em três fases fisiológicas¹:

  • folicular;
  • ovulatória;
  • lútea.

Primeira fase: folicular. Ela inicia no primeiro dia da menstruação e dura até o 9º dia do ciclo¹. Nesse período, ocorre a secreção FSH3, que irá estimular o desenvolvimento de folículos ovarianos. Por sua vez, os folículos produzem grandes quantidades de estrógeno⁴, que estimula o crescimento do endométrio, aquela “parede” que se forma no útero para abrigar o óvulo no caso da implantação de um embrião2.

Segunda fase: ovulatória. Aqui é escolhido o óvulo mais maduro que deve romper o folículo e sair do ovário. Esse acontecimento, conhecido como ovulação, geralmente se dá no 14º dia do ciclo. O óvulo que sai do ovário deve percorrer seu caminho até o útero, onde espera a fecundação¹ ².

Terceira fase: lútea. Quando o folículo que eliminou o óvulo é transformado em uma estrutura endócrina temporária, chamada de corpo lúteo. Se não há fecundação, o corpo lúteo vai se degenerando e ocorre queda nos níveis de prostogerona e de estrogênio, o que faz o endométrio se soltar da parede uterina, ocasionando novamente a menstruação – e dando início a um novo ciclo⁴.

Viu, explicando direitinho ficou bem mais fácil de entender o que acontece dentro do nosso organismo naqueles dias, não é?


Referências:

  1. Teixeira, ALS; Júnior, JF; Marques, FAD; Lacio, ML; Dias, MRC. Influência das diferentes fases do ciclo menstrual na flexibilidade de mulheres jovens [Internet]. Rev Bras Med Esporte. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbme/v18n6/02.pdf.
  2. Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. Agenda da Mulher [Internet]. Editora do Ministério da Saúde. 2006. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/agenda_mulher.pdf.
  3. Figueiredo, LC; Gonçalves, MIR; Pontes, A. Pontes, P. Estudo do comportamento vocal no ciclo menstrual: avaliação perceptivo-auditiva, acústica e auto-perceptiva [Internet]. Rev Bras de Otorrinolariongol. 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rboto/v70n3/a08v70n3.pdf.
  4. Chaves, CPG; Simão, R; Araújo, CGS. Ausência da variação de flexibilidade durante o ciclo menstrual em universitárias [Internet]. Rev Bras Med Esporte. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/%0D/rbme/v8n6/v8n6a02.pdf.

Estudante de medicina e futura ginecologista. Sou apaixonada por assuntos relacionados a saúde da mulher e quero compartilhar com vocês tudo que estou aprendendo e estudando.

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.